Entidades fazem ato público para chamar atenção sobre a preservação e cuidados com os resevatórios do Piauí

Postada em 22/04/2019 ás 08h42 - atualizada em 22/04/2019 ás 08h42

Cerca de 300 pessoas participaram de um ato público na manhã desta sexta-feira (22) em alusão ao Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março. Entidades da sociedade civil realizam um abraço coletivo em torno do açude Caldeirão, em Piripiri, com objetivo de chamar atenção dos gestores públicos e da população em geral para a garantia e sustentabilidade dos recursos hídricos do Estado.

Participaram do ato: entidades que formam o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri e estudantes da rede municipal e estadual de ensino.

O dia mundial da água foi criado para chamar a atenção dos gestores públicos e da população em geral para a garantia e sustentabilidade dos recursos hídricos. Antes do abraço coletivo, os manifestantes realizam um café coletivo e em seguida saíram em passeata até o açude.

“Esse dia ficou marcado para todas as entidades. Conseguimos chamar atenção da sociedade para a preservação das água, para a não poluição dos nossos rios. E não só fazer um alerta para a preservação, mas para a fiscalização também”, declarou Maria Betânia, secretaria de meio ambiente da Fetag no Piauí.

Problemas como a contaminação das águas por agrotóxicos, direito à água para todos, as fragilidades e qualidades das barragens do Piauí, o descaso com o açude Joana em Pedro II, o laudo de seguridade da barragem Caldeirão, entre outros também foram discutidos durante o ato.

Além disso, foram recolhidas assinaturas que visam a elaboração de um documento denunciando os problemas ligados à situação hídrica da região e do estado.

FONTE: http://forumsemiaridopi.org.br