Kolping Piauí participa do Lançamento da Frente Parlamentar em defesa do semiárido

Postada em 02/05/2019 ás 13h42 - atualizada em 02/05/2019 ás 13h55

O coordenador da Obra Kolping do Piauí, Raimundo João da Silva está em Brasília, representando o Fórum Piauiense de Convivência com O Semiárido para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, uma frente mista de Deputados e Senadores que irá atuar no diálogo no Congresso Nacional com as organizações movimentos sociais, para garantir mais políticas públicas garantindo a vida nas regiões semiáridas do Brasil.

Francisca Auricélia agricultora de Lagoa de São Francisco também está presente e representando as famílias do Semiárido.

A escassez de água e a aridez do solo são as principais características de delimitação do semiárido, que abrange mais de 1,2 mil municípios, de dez estados brasileiros. Lá, vivem 26 milhões de pessoas, sendo 1,7 milhão no meio rural. Garantir políticas públicas específicas para a região no próximo Plano Plurianual (PPA), que vale para os próximos quatro anos (2020-2023), será o primeiro desafio da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, que será lançada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados.

Mais de 200 parlamentares compõem a frente, criada com o apoio de organizações da sociedade civil. “A nossa missão será cobrar do governo Bolsonaro investimentos nas políticas de convivência com o semiárido. A maior demanda é a de acesso à água para consumo e produção de alimentos, questão básica para a condição humana”, explica o presidente da frente, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Veras lembra que as políticas de convivência com a seca representam uma mudança da relação do Estado com a região, movimento que se iniciou, apenas, nos anos de 1980 e ganhou força no governo Lula. "Um exemplo é o Programa Cisternas, criado em 2003, responsável pela implantação de mais de 1,3 milhão de tecnologias para captação e armazenamento de água", disse.