Kolping do Piauí está na luta contra o Coronavírus: Importante é preservar a vida

Postada em 27/05/2020 ás 16h22 - atualizada em 27/05/2020 ás 17h06

Produção de máscaras de proteção

A Obra Kolping Piauí, com o início da grave crise de saúde pública no mundo, suspendeu projetos que demandavam a presença das pessoas, como a construção de cisternas, oficinas sobre agroecologia e economia solidária e atividades dos bancos comunitários, e passou a focar em campanhas e projetos de fortalecimento da luta contra o novo Coronavírus-Covid-19.

Para isso, mobilizou as Comunidades Kolping de vários municípios e começou a produção e distribuição de máscaras e de cestas de alimentos entre as famílias mais carentes no Piauí. Já foram produzidas e distribuídas mais de 15 mil máscaras. A segunda etapa começa no início de junho com a produção de 90 mil máscaras de proteção que serão distribuídas entre as famílias carentes de todos os territórios do Piauí.

O coordenador estadual da instituição, Raimundo João da Silva, explicou que as ações neste momento estão totalmente voltadas para o combate ao Covid-19, ajudando as pessoas que mais precisam durante o isolamento social.

“A Kolping Piauí, antes da pandemia, vinha realizando várias ações de inclusão social, entre elas, a construção de cisternas nas escolas, cisternas para a produção de alimentos e cisternas para armazenar água para beber, oficinas sobre agroecologia, energia solar, atividades dos bancos comunitários, quintais produtivos. Porém, neste momento de grave crise sanitária, a Kolping resolveu focar todas as ações voltadas ao Covid-19. Neste sentido, estamos produzindo e distribuindo máscaras e também cestas de alimentos. O importante agora é a vida, por isso fique em casa”, falou Raimundo João.

PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS AJUDA FAMÍLIAS NA PANDEMIA

O projeto Quintais Produtivos Orgânicos, desenvolvido pela Obra Kolping do Piauí, estão se sobressaindo como importantes alternativas para as famílias da Zona Rural que estão em isolamento social, evitando o contágio e a disseminação do novo Coronavírus.

Um exemplo de quintal produtivo orgânico, apoiado pela Kolping Piauí, fica na Comunidade Kolping Cipó, na zona rural do município de Pedro II. Durante a pandemia, moradores se alimentam utilizando a própria produção sem precisar se deslocar até a cidade para comprar alimentos.

Na comunidade, moradores criam peixes, caprinos, porcos e galinhas, produzem frutas, cana de açúcar, mudas de plantas ornamentais, mandioca e cheiro verde; e fabricam temperos de pimento em conserva. Geovane Sousa, que coordena o projeto da Comunidade Kolping, explica que o quintal produtivo está sendo uma benção na pandemia.

FONTE: Ascom